Início Gerais Cotidiano FISCALIZAÇÃO EM IBITIPOCA É REALIZADA DE ACORDO COM AS DEMANDAS DO DISTRITO,...

FISCALIZAÇÃO EM IBITIPOCA É REALIZADA DE ACORDO COM AS DEMANDAS DO DISTRITO, AFIRMA PREFEITURA DE LIMA DUARTE

Foto: Najla Passos – arquivo.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na manhã desta quinta (27) o Notícias Gerais publicou uma matéria sobre a situação do Distrito de Conceição de Ibitipoca, conhecido destino turístico mineiro, após a reabertura para visitantes. Procurada para se manifestar sobre o assunto, a Prefeitura Municipal de Lima Duarte afirmou que, na vila, já foram confirmados sete casos de Covid-19 e que a entrada de turistas está sendo controlada por meio da barreira sanitária instalada na cidade. 

“Dessa forma é computado o número de veículos que passam, pra qual pousada, hotel ou casa o turista está indo, além da aferição da temperatura e a coleta de outras informações que se façam necessárias”, esclarece a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura. 

A administração municipal explica que possui uma equipe de fiscalização exclusiva para o Distrito de Conceição de Ibitipoca, para que a fiscalização no local possa ser “realizada de acordo com as demandas do distrito, tendo um foco principalmente nas pousadas, hotéis e casas de veraneio devido às atividades turísticas do local”.

Maior flexibilização

Uma das demandas apresentadas pelos comerciantes de Ibitipoca é uma maior flexibilização do funcionamento de bares e restaurantes, principalmente aos domingos, para que os turistas possam ser atendidos, no entanto, a Prefeitura de Lima Duarte ressalta que o processo de flexibilização deve ser gradual. 

“Há nos decretos municipais todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos munícipes e turistas, estas medidas são supervisionadas pela fiscalização municipal. Houve no dia 07/08/2020 a adesão do município ao Minas Consciente possibilitando a flexibilização dos comércios visando uma maior liberdade aos setores econômicos”, destaca a Prefeitura de Lima Duarte. 

Desde que houve a liberação das atividades turísticas e comerciais, proprietários de todos os estabelecimentos da cidade tiveram que assinar um termo de responsabilidade sobre o cumprimento das medidas de segurança propostas. No entanto, irregularidades já foram registradas. Sem especificar a quantidade, a Prefeitura de Lima Duarte afirma que vários estabelecimentos já foram notificados e alguns chegaram a ser multados. 

“Em caso de descumprimento dos decretos de maneira reiterada, a fiscalização poderá, suspender o alvará de funcionamento. A fiscalização aplicará 2 (duas) notificações de advertência, sendo a 3° o auto de infração que multa em R$4.536.00”. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui