Início Cultura Agenda LIVE DO MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, NESTA QUARTA (12), ANTECIPA...

LIVE DO MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, NESTA QUARTA (12), ANTECIPA PRIMAVERA DOS MUSEUS

Foto: João Victor Militani

Assessoria de Comunicação do Museu Regional

O Museu Regional vai transmitir a sua segunda live na próxima quarta-feira (12), às 15h, através da sua página no Facebook. Ao todo, a instituição propôs a realização de quatro transmissões. Todas elas têm como objetivo propor um debate acerca de temas relacionados à formação da instituição, suas ações e seu acervo. Nesta segunda apresentação, o assunto abordado será “Museu Regional: Educação e Identidade”.

Esta exibição será apresentada pela responsável do Setor Educativo do Museu Regional, Ana Maria Nogueira e equipe desse setor. A mediação será realizada pela diretora da instituição, Eliane Zanatta.

Com essas transmissões, o Museu Regional pretende apresentar ao público características e curiosidades a respeito da instituição, convidando pessoas que estão diretamente ligadas ao cotidiano e à história do Museu. Os eventos online são uma forma de manter contato com o público mesmo durante o período de isolamento social devido a pandemia do novo Coronavírus.

A série de 4 transmissões quinzenais, iniciada em 29 de julho, é uma antecipaçãoà 14ª Primavera de Museus, que esse ano será marcada pelo I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei. Trazendo o tema “Reflexões Acerca da Identidade e Identificação do Museu”, esse evento acontecerá entre 21 e 25 de setembro e tem a intenção de refletir e reforçar a identidade do Museu Regional de São João del-Rei.

Ele contará, ainda, com inscrições para Comunicações Orais e distribuição de certificados aos participantes. Para saber mais sobre o simpósio acesse o site e a página do Facebook do Museu Regional. 

Primavera de Museus

Realizada tradicionalmente durante o mês de setembro, a Primavera de Museus é uma iniciativa desenvolvida pelo Ibram e realizada desde 2007. O projeto possui um tema específico para cada edição e tem como objetivo divulgar e promover as ações desenvolvidas por museus de todas as regiões do Brasil. Para 2020, o tema escolhido para a 14ª Primaveras de Museus foi “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Museu Regional de São João del-Rei

Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado.

Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, diversificado, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui