Início Cultura Gastronomia RECEITA DO CHEF: LAGARTO AO MOLHO FRIO DE AZEITONA

RECEITA DO CHEF: LAGARTO AO MOLHO FRIO DE AZEITONA

Foto: arquivo

Alexandre Frigo *

Ainda me lembro da primeira receita mais elaborada que fiz: foi um lagarto ao molho frio de azeitona. Até então fazia apenas algumas coisas simples no fogão, como misto quente de pão de sal com queijo minas e mortadela e o famoso mexido – prato esse que ficava à espreita junto à geladeira para ver o que tinha sobrado.

Esse lagarto é uma receita simples e sem muita complicação. Na época, eu o fiz na panela de pressão, mas hoje dou preferência por fazê-lo como uma carne de panela, com um cozimento lento e pouco líquido. Fica muito mais saboroso e com uma ótima textura.

Para esta receita vamos precisar de:

1 peça de lagarto,
1 cebola cortada em pedaços grandes,
5 dentes de alho descascados e amassados,
1 cenoura cortada em cubos,
3 folhas de louro,
sal e pimenta do reino a gosto,
500 ml de vinho tinto,
500 ml de água.

Você pode utilizar como tempero, caso queira, o que você tem em casa e usa habitualmente.

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e faça uma marinada para temperar o lagarto. O ideal é colocar o lagarto e a marinada em um saco plástico resistente, tirar bem o ar e amarrar bem firme. Assim todo o tempero vai ficar em contato com a carne e deixar de um dia para o outro.

Aqueça bem uma panela de fundo grosso e colocar um fio de óleo. Doure a carne de todos os lados, deixando formar uma crosta no fundo da panela. Quando o fundo da panela estiver bem marrom, colocar a marinada e mexa para soltar toda a crosta. Deixe ferver, abaixar o fogo e vá acrescentando líquido até que a carne esteja cozida. Retire da panela e guarde em geladeira até o dia seguinte. No dia de usar, é só fatiá-lo bem fino.

Para o molho vamos precisar de:

200g de azeitona verde sem caroço,
1 dente de alho pequeno picado,
1 colher de sopa de cebola picada e azeite.

Bata todos os ingredientes no liquidificador com azeite até formar uma pasta não muito firme. Prove e corrija o sal se necessário.

Para servir, é só dispor as fatias de lagarto em um prato de forma harmoniosa e regar com o molho de azeitonas.

É uma excelente opção para uma salada no almoço ou para um sanduíche.      

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui