Najla Passos
Da Editoria
No meio desta pandemia de coronavírus que estamos vivendo, em tempos de tanto anticientificismo e fake news, o que não falta é coisa por fazer.
E muitas delas – inclusive aquelas que irão resguardar as vidas de outras pessoas – podem ser feitas no conforto da sua casa, em segurança.
Se você tem algum tempo livre no meio deste caos, não titubeie: aposte na solidariedade e na empatia!
1 – Conscientize os idosos sobre os perigos do Covid-19
Ligue para os idosos que você conhece e tenha uma conversa franca sobre os riscos do coronavírus. Pessoas de mais idade têm mais dificuldades em mudar hábitos. E muitos idosos continuam circulando pelas ruas, achando que já enfrentaram tanto coisa nesta vida que o Covid-19 será fichinha. Isso não é verdade: a taxa de mortalidade da doença entre pessoas com mais de 60 anos é de 18%.
2 – Crie redes de solidariedade para reforçar a renda de trabalhadores informais
Você adora ficar nas redes sociais? Ótimo! Que tal usar seus conhecimentos para ajudar trabalhadores informais a se conectarem com seus clientes? Abra uma conta no Facebook para a moça que entrega marmita ou para o técnico que dá assistência remota aos computadores. O trabalho informal bate recorde no país: são 38 milhões de brasileiros vivendo sem carteira assinada, que dependem do seu trabalho diário para comer!
3 – Promova atividades online para crianças e cursos para os demais
Sabe contar histórias? Inventar brincadeiras divertidas? Faça uma videoconferência com as crianças da família, com os filhos dos amigos. Isso vai fazer a diferença no dia dos pequenos. Afinal, 24,3 milhões de crianças usam a internet no Brasil, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2018, divulgada em setembro do ano passado. Agora se você domina um assunto que possa ser de interesse de outras pessoas, compartilhe em aulas online. Pode ser aula de matemática para jovens, aula de um idioma para todos. Ou um curso sobre cinema, dados, culinária, mecânica de automóveis. Você decide!
4- Confeccione máscaras e distribua (com segurança, claro)
Você adora costurar? Perfeito. As máscaras estão em falta no mercado. Aproveite os tecidos que têm em casa e confeccione algumas para distribuir para vizinhos e moradores de rua. E faça isso com segurança, claro!
5 – Faça quitutes para a população de rua
Gosta de cozinhar e tem tempo livre? Excelente. Faça um quitute e distribua para a população de rua. Não é difícil encontrar necessitados nas ruas agora vazias das cidades. Faça contato à distância, de preferência de dentro do carro mesmo. Explique a iniciativa e deixe os quitutes para eles pegarem em seguida.
6 – Se ofereça para fazer comprar para idosos e doentes
Você é jovem, não pertence a grupos de risco e terá mesmo que sair de casa por alguma razão? Se ofereça para fazer as comprar de mercado e de farmácia dos idosos e doentes da sua vizinhança, em bilhetinhos simpáticos que podem ser deixados nas portas de cada um. Nem todas as cidades têm serviços de entrega – e alguns destes idosos nem sabem lidar com isso.