Hilreli *
O prefeito eleito de Barbacena, Carlos Dú, é um cara bacana, de boas intenções e muitas boas ideias. Teve em seu projeto muitas propostas semelhantes às do Dr Edson Resende – projeto que defendi. É um olhar em comum. Tem afinidade.
O conheci na Prefeitura de Barbacena. Entramos no mesmo período (acho): eu na licitação, ele na informática. Nunca imaginei seu interesse pela política, à época. Foi o primeiro vereador a me procurar, assim que eleito, no interesse de conversar sobre o setor cultural e sobre uma lei de incentivo a cultura municipal.
Quando precisou e quando pude, colaborei com apoios em causas que me solicitou em seu mandato. Eu gosto do Dú. É positivo sua vitória. É positivo principalmente porque não venceu o poder, as fake news, a manipulação, o voto de cabresto. Isso é uma imensa vitória pra cidade! A maior.
Ia ser muito triste um candidato sem preparo, sem experiência, com visões limitadas da cidade, se eleger simplesmente porque existia uma estrutura de poder e financeira por trás. A cidade merece mais do que esse jeito velho de ver e fazer as coisas.
Mas, sempre tem um ‘mas’… Muito me preocupa observar um fanatismo religioso sendo endossado com esse projeto que chega com Dú também. Faz bem ao indivíduo e muitas vezes a grupos. Potencializa harmonias, em premissa. Mas, ser cristão não é garantia de nada. Especialmente porque há muitos cristãos longe dos pensamentos de Cristo.
Não é o caso do Dú. Com certeza não é. Mas, a linha é muito tênue entre muitos de seus apoiadores. Isso é preocupante porque ecoa na condução e fortalece uma lógica, uma narrativa que sempre deu errado quando unida à política.
Por outro lado, estou depositando confiança na capacidade de diálogo do Dú. Há uma disposição para a escuta. Em muitos dos seus apoiadores, não. Porém, há muita gente bacana acreditando e participando lá também. Propostas controversas também. Vou acreditar no diálogo, como sempre. Enfim.
Esperançar sempre
Eu não tenho dúvidas de que o projeto do Dr Edson Rezende e do César Medeiros seria maravilhoso pra Barbacena. Eu que vi e ouvi de dentro me sinto um pouco órfão por não ver ele acontecer agora.
Foi lindo vivenciar essa experiência e sou grato por ter tido a oportunidade de conhecer o Edson e o Cesar e todo mundo na equipe que realizou essa campanha da forma como os conheci. Resgatou um sentimento muito bom.
O Partido dos Trabalhadores não é a invenção midiática que colou uma pecha de corrupção e desonestidade em seus membros ,porque a gestão deles teve corrupção e muitos equívocos sim. O partido errou muito e teve muitos erros sim, mas ele não se resume a somente isso. Definitivamente não.
Quantos candidatos a vereador queridos, comprometidos, seres especiais buscando só o bem. Edson e Cesar, vocês são sensacionais!! Sério mesmo! Barbacena ia ter algo muito especial com vocês à frente, com esse olhar humanista, inclusivo, leve, animado, diverso, propositivo!
‘Maaas afinal’..o resultado é o que está posto. Barbacena escolheu. Desejo muita luz, sorte, força e sucesso pra nossa cidade e que o Dú tenha muita sabedoria pra nos conduzir. Faz tempo que Barbacena precisava e merecia uma mudança de rumo.
Contudo, quem vai mudar o cenário de verdade e profundamente é o povo. É a participação popular! Então, participemos! Segue o jogo. Se preciso resistir, esperançar sempre!
* É músico, produtor cultural e foi um dos criativos da campanha do candidato Edson Resende (PT)
Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.
Edson Resende… Deus que nos livre dessa, ainda bem que ficou “bem” longe de ganhar essa eleição. PT nunca mais.