Início Opinião EDITORIAL: ENTRE ERROS E ACERTOS, O NG CUMPRE SEU DEVER DE INFORMAR...

EDITORIAL: ENTRE ERROS E ACERTOS, O NG CUMPRE SEU DEVER DE INFORMAR A MILHARES

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Da Editoria
Notícias Gerais

Nestas eleições de 2020, o Notícias Gerais tomou a difícil decisão de não promover debates com os candidatos às prefeituras. Foi difícil porque acreditamos no formato como importante ferramenta de consolidação da democracia.

Mas avaliamos que, neste momento de pandemia da Covid-19, precisamos nos reinventar e buscar outras alternativas de nos relacionarmos, inclusive de nos relacionarmos com o consumo de informações.

Debates presenciais, por mais que se tomem os devidos cuidado, podem acabar gerando aglomerações. Debates online, com a precária estrutura de internet da região, poderiam gerar desigualdades incontornáveis para os candidatos.

Por isso, apostamos no formato tradicional: o velho e bom texto jornalístico, com entrevistas, análises, reportagens e espaço seguro e imparcial para apresentação das propostas dos candidatos.

No último dia 15, trabalhamos exaustivamente. A demora do TSE em divulgar os resultados nos obrigou a improvisar e conferir resultados manualmente, com as assessorias dos candidatos, para antecipar os resultados assim que isso fosse seguro. E nossos leitores apostaram sua confiança na gente: só nas 24 horas que se seguiram ao fechamento das urnas, o NG contabilizou 67 mil acessos.

Ao longo dos últimos dois meses, foram quase 250 conteúdos diferentes sobre as eleições municipais. A matéria apresentando os 295 candidatos a vereadores de Barbacena obteve 21.557 acessos individuais ao longo do mês. A que apresentou os candidatos a vereadores de Tiradentes, foi acessada por 2.855 pessoas diferentes, um número maior do que o dos eleitores que foram as urnas neste domingo: 2.751.  

São números impressionantes que nos enchem de orgulho, mas também de muita responsabilidade. E é por isso que estamos aqui, de peito aberto, para assumir que neste pleito marcado pelo jogo sujo da desinformação e das fake news, também cometemos erros. Nada grave, nada que não tenha sido reparado a tempo de não comprometer os resultados das urnas. Mas ainda assim devemos desculpas.

Que o diga o vereador eleito mais votado de Santa Cruz de Minas, Victor Manoel (PDT), 20 anos, que quase ficou de fora sobre a matéria sobre os candidatos mais jovens da região, por ter nascido poucos dias antes de uma outra candidata da cidade que, por isso, aparecia primeiro no banco de dados do TSE.

Pedimos desculpas públicas também a Zé Malão (PDT), 57 anos, o segundo vereador mais votado de Barbacena. Nesta segunda (16), publicamos um vídeo, recebido de várias fontes, em que ele estaria supostamente comemorando a vitória com a distribuição de queijo com goiabada no centro da cidade. Momentos depois, fomos alertados por sua assessoria o vídeo fora gravado em 2017.  

Aos milhares de cidadãos que acessaram e acessam o Notícias Gerais, o nosso muito obrigado. Tenham certeza de que estaremos trabalhando cada vez mais para informá-los com a máxima qualidade possível.

E se por ventura cometermos erros, por menores que sejam, fiquem a vontade para entrar em contato conosco: iremos repará-los imediatamente. Aliás, ao nosso ver, esta deve ser a diferença entre o jornalismo sério e as mensagens apócrifas que circulam nas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui