Início Gerais Política CONHEÇA OS PROGRAMAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SJDR

CONHEÇA OS PROGRAMAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SJDR

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

O período de campanha das eleições 2020 já começou e neste ano os cidadãos brasileiros devem escolher seus representantes municipais. Em São João del-Rei, sete candidatos disputam o cargo de prefeito.

Conheça a seguir os principais tópicos no programa de governo de cada candidato. Os nomes estão em ordem alfabética e os planos foram retirados da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cabo Zanola – PSC – 20

Fonte: TSE

Membro da coligação “Novo tempo”, Cabo Zanola propõe em seu plano de governo ampliar e adequar espaços escolares para alunos com necessidades especiais. Também pretende criar novas creches e um cursinho pré-vestibular gratuito.

Na saúde o candidato prevê a valorização dos profissionais da área. Também planeja reformar todos os postos de saúde e adotar uma política anti-drogas. O programa também defende o investimento no marketing para impulsionar o turismo, e ainda propõe cursos de qualificação para profissionais do setor.

Outras propostas da chapa – também formada pelo candidato a vice-prefeito Júlio Passos (PSC) – envolvem proporcionar recursos para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas em comunidades rurais, assim como a criação de uma reserva ambiental na Serra do Lenheiro.

Confira na íntegra o programa de Cabo Zanola.

Janaine Ferreira – PSTU – 16

Fonte: TSE

O plano de governo de Janaine Ferreira – que conta com Claúdio Guimarães (PSTU) como candidato a vice prefeito – propõe a construção de um Hospital Público Municipal em parceria com o curso de medicina da UFSJ. A chapa também compromete-se a ampliar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

A mobilidade urbana também é abordada no programa da candidata. Ela defende que não haja tarifa em transportes públicos para desempregados, aposentados e estudantes. Além disso, planeja também incentivar o uso de bicicletas pela população, por meio da construção de ciclovias.

Janaine ainda promete criar um programa chamado “Jovens Atletas de São João del-Rei”, que garantirá o acesso de crianças ao esporte. 

Confira na íntegra o programa de Janaine Ferreira.

Jânia Costa – PTB – 14

Fonte: TSE

Membro da coligação “São João tem jeito”, a candidata não apresentou seu plano de governo ao TSE. Jânia Costa tem Altamir Zanetti (PODE) como candidato a vice.

Nivaldo Andrade – PSL – 17

Fonte: TSE

Atual prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade é candidato à reeleição pela coligação “União e trabalho sempre”. Jorge Hannas (AVANTE) integra a chapa como candidato a vice.

Em seu programa de governo, propõe a revitalização de espaços públicos e a melhoria de estradas rurais. Também há planos de revitalizar a Avenida Leite de Castro.

No campo da educação é previsto a construção de novas escolas e a ampliação do transporte escolar.

O candidato ainda apresenta propostas para a saúde, há planos de que o município entre no Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER) e que amplie o número de exames laboratoriais.

Confira na íntegra o programa de Nivaldo de Andrade.

Pinto – PT – 13

Fonte: TSE

Candidato pelo PT, Pinto tem Salvio Penna como vice. Seu programa de governo defende a implementação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e prevê um aumento na quantidade de feiras na cidade. 

A chapa também pretende criar um auxilio municipal para famílias em situação de risco e garantir um acolhimento para pessoas que se encontram desabrigadas. Além disso visa implantar políticas que atraiam empresas para o município.

Outro tópico abordado pelo programa é a educação: o candidato promete concluir as obras de creches nos bairros do Bonfim, Araçá e Lombão. Também planeja ampliar a infraestrutura das escolas da rede municipal. 

Confira na íntegra o programa de Pinto.

Rômulo Viegas – PSDB – 45

Fonte: TSE

Membro da coligação “Coragem para ouvir e coração para governar”, o programa de governo do candidato não consta no site do TSE. Rômulo Viegas tem Fábio da Silva (PSDB) como candidato a vice.

Valdecir da Asapac – DEM – 25

Fonte: TSE

Candidato pela coligação “Transforma São João”, Valdecir define algumas prioridades no seu plano de governo, entre elas está a geração de emprego por meio do fomento à indústria, comércio e turismo local. Outro ponto prioritário elencado é a valorização do ensino público. 

O programa da chapa – que tem o empresário Neymar Geraldo de Resende como candidato a vice – também afirma que irá buscar parcerias público-privadas para a área da saúde. O candidato pretende ampliar o número de exames realizados e os atendimentos emergenciais. Na educação, o programa cita a possibilidade de ampliar as escolas de turno integral, também é previsto melhorias nas creches já existentes e construção de novas unidades.

O plano de governo ainda defende a criação de um Comitê de Limpeza Urbana que possibilite reorganizar a coleta de lixo. Solucionar problemas relacionados à iluminação pública e a revitalização do Mercado Municipal também estão entre as promessas do candidato.

Confira na íntegra o programa de Valdecir da Asapac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui