Redação
Notícias Gerais
Na tarde deste sábado (28), a Prefeitura de São João del-Rei divulgou o boletim diário sobre o novo coronavírus na cidade: até o momento, dois casos estão confirmados, nove já foram descartados e 69 permanecem classificados como “casos suspeitos”, pois aguardam resultados dos testes de Covid-19.
No entanto, há 10 dias, esse número era bem diferente. No dia 18 de março, conforme publicado aqui no Notícias Gerais, dos sete casos suspeitos de coronavírus no município, até aquela data, seis estavam descartados, um aguardava o resultado da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e outros dois eram enviados para análise.
Um dos fatores que justifica o aumento do número de casos notificados é a mudança do critério para considerar um caso como “suspeito”: desde o dia 23 de março, todo quadro gripal, “com febre de início súbito, mesmo que referida acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, dor no corpo (mialgia), ou dor nas articulações (artralgia), na ausência de outro diagnóstico específico é notificado”.
Casos confirmados
O primeiro caso são-joanense de Covid-19 se trata de uma mulher, que fez viagem internacional, mas está clinicamente estável em isolamento domiciliar.
Já o segundo paciente, encontra-se em internação hospitalar e também tem histórico de viagem internacional. “Os dois casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica”, afirmou o coordenador de Endemias, José Ubirajara Jardim Junior, durante contato feito pelo Notícias Gerais.
[…] COVID-19 EM SJDR: CASOS SUSPEITOS AUMENTAM 23 VEZES EM 10 DIAS […]