Início Gerais Cotidiano DORES DE CAMPOS REGISTRA AUMENTO DE SEPULTAMENTOS APÓS PANDEMIA

DORES DE CAMPOS REGISTRA AUMENTO DE SEPULTAMENTOS APÓS PANDEMIA

Imagem ilustrativa: reprodução / Freepik

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

O pequeno município de Dores de Campos – que possui pouco mais de 10 mil habitantes, segundo o IBGE – é um dos que mais registraram mortes por Covid-19, com mais óbitos do que cidades maiores da região, como Barroso, por exemplo. Dores de Campos já confirmou, até esta sexta (7), 35 mortes em decorrência de complicações da doença, enquanto Barroso, que tem uma população quase três vezes maior, confirmou 28 óbitos desde o início da pandemia.

A reportagem do Notícias Gerais conversou com o chefe de Gabinete da Prefeitura de Dores de Campos, Wagner de Paula. De acordo com ele, o número de sepultamentos aumentou desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano. “Inclusive no mês de abril, só para ter como base, tivemos cinco mortes por causas naturais e 14 em decorrência da Covid”, declara. O Executivo local é responsável pela administração do único cemitério da cidade.

Apesar desse aumento, Wagner afirma que o cemitério dispõe de vagas suficientes para atender à demanda do município e que não houve necessidade de se separar uma parte do cemitério para sepultamento exclusivo de vítimas da Covid-19.

Wagner também destaca que o manejo dos caixões para sepultamento passou por diversas mudanças, para se adequar aos protocolos de segurança e evitar a contaminação. “Os sepultamentos são realizados seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, inclusive o coveiro já foi vacinado com as duas doses”, pontua.

Sobre as mudanças de rotina no funcionamento do cemitério, ele conta que a única alteração foi no fechamento do local para visitação. O cemitério tem um único coveiro e não houve demanda maior de profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui