Kamila Amaral
Notícias Gerais
Na última sexta (2), um pequeno grupo de manifestantes realizou um protesto pacífico em frente ao Supermercado Esquinão, do bairro Tijuco, em São João del-Rei. O ato ocorreu em resposta a uma atitude transfóbica cometida por uma funcionária do local contra a cozinheira, Mayane Ávila.
O caso ocorreu no domingo (27/6). Enquanto fazia suas compras no estabelecimento, Mayane foi tratada no masculino pela funcionária, que mesmo após ser corrigida, teria insistido na ação transfóbica – se referindo a ela como “moço” e “rapaz”.
Ao Notícias Gerais, Mayane descreve o desconforto da situação e conta que, em um primeiro momento, chegou a ficar sem reação.
“A gente pensa mil coisas. Eu pensei no meu cabelo, pensei ‘será que meu salto está menor do que eu imaginava?’. Era um salto de 15 cm. Aquele tempo que eu fiquei ali, eu fiquei procurando erros em mim”, afirma à reportagem.
Segundo ela, essa não é primeira vez que algo do tipo acontece nas dependências do supermercado e que ela já entrou em contato com a empresa, via mensagem, diversas vezes denunciando esses ataques.
“Eu estou cansada de prestar queixa, de fazer boletim de ocorrência, de processar pessoas e de nada resolver”, desabafa Mayane.
Sócia relata ação de conscientização
Sobre as ações dos representantes do Supermercado Esquinão, Mayane conta que, após o ocorrido com a funcionária, levou a situação até uma das sócias do estabelecimento, que se ofereceu para acompanhá-la durante as compras.
Depois disso, no dia do protesto, a sócia informou a Mayane que uma funcionária do setor de Recursos Humanos (RH) da empresa reuniu os demais colaboradores para uma ação de conscientização sobre o assunto.
“Eu penso que a gente não tinha que estar passando por nada disso em pleno 2021”, finaliza.
“Estamos aqui para corrigir”
Nesta segunda (5), a reportagem do Notícias Gerais tentou contato com a direção do citado supermercado, que retornou ao portal nesta terça (6).
Uma das sócias do Supermercado Esquinão, Maria Imaculada do Nascimento reforçou que “o Supermercado Esquinão está sempre atento aos problemas que acontecem nas lojas e busca solucioná-los com respeito e carinho ao cliente”.
“A nossa atitude sempre foi buscar um entendimento, desde que chegue ao nosso conhecimento, como ocorreu desta vez”, completou.
Para conferir a resposta, na íntegra, clique aqui.