Início Cultura GALERIA VIRTUAL: FOTÓGRAFAS DE DIVERSOS PAÍSES SE UNEM PARA ENFRENTAR A CRISE...

GALERIA VIRTUAL: FOTÓGRAFAS DE DIVERSOS PAÍSES SE UNEM PARA ENFRENTAR A CRISE E O ISOLAMENTO SOCIAL

Imagem: Julia Pilati

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Com o novo coronavírus, várias atividades artísticas precisaram ser interrompidas devido à necessidade de se manter o distanciamento social; entre elas, a fotografia. Pensando em formas de enfrentar a crise, um grupo de fotógrafas de vários países do mundo criou o coletivo Pixel.Ladies, para vender produções e criar um banco de imagens. 

O coletivo conta com profissionais que residem em vários países. “Nós nos definimos como um grupo de fotógrafas brasileiras no mundo”, conta Suzana Pires, idealizadora do projeto. Até agora, sete mulheres participam do grupo: quatro moram no Brasil, uma na Itália, uma no Canadá e outra em Londres.

De acordo com Suzana Pires, a ideia surgiu quando ela, percebendo como a crise afetou seu trabalho, começou a vender as imagens pela internet. “Se a gente fizesse um coletivo, haveria certamente (mais) pessoas, como eu, nessas condições. (Então) comecei a convidar algumas que eu conhecia e outras que não tinha encontrado pessoalmente”, revela.

O principal objetivo do grupo, além da venda de fotografias, é criar um banco de imagens. Para isso, o coletivo está estudando o uso de uma campanha de financiamento coletivo on-line. Quando o projeto estiver concluído, a intenção é aceitar produções de fotógrafas do mundo todo. 

O Pixel.Ladies começou a funcionar em abril e tem a intenção de ser um coletivo de mulheres como forma de empoderamento. “Resolvemos que seria só mulheres, em primeiro lugar, porque as mulheres têm menos oportunidades que os homens”, relata a fundadora. 

Desafios poéticos

O coletivo Pixel.Ladies também está fazendo desafios em parceria com a revista digital Ser MulherArte. Algumas imagens selecionadas são enviadas ao grupo, que posta no Facebook para que as pessoas façam poemas inspirados pelas fotografias.

As produções são analisadas pela editora da revista, Chris Hermann, e os destaques são publicados. Até o momento, dois desafios já foram realizados pelo grupo: eles podem ser acessados clicando aqui, para ver o primeiro, e aqui, para ver o segundo.

A revista Ser MulherArte começou a ser produzida em fevereiro deste ano. “(O projeto da publicação abrange) um coletivo de mulheres que visa dar visibilidade a arte feminina, mas com uma proposta feminista e engajada”, diz a editora.

Produções das fotógrafas

Confira algumas imagens feitas pelas fotógrafas do coletivo Pixel.Ladies.

Denise Dietrich

Imagem: Denise Dietrich
Imagem: Denise Dietrich

Ritiele Brasil

Imagem: Ritiele Brasil
Imagem: Ritiele Brasil

Suzana Pires

Imagem: Suzana Pires
Imagem: Suzana Pires

Julia Pilati

Imagem: Julia Pilati
Imagem: Julia Pilati

Gabriela Radde

Imgem: Gabriela Radde
Imgem: Gabriela Radde

Francine Tobin

Imagem: Francine Tobin
Imagem: Francine Tobin

Malu Baumgarten

Imagem: Malu Baumgarten
Imagem: Malu Baumgarten

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui