Início Opinião Coluna GUIA CINÉFILO: EXPECTATIVAS PARA O CINEMA EM 2021

GUIA CINÉFILO: EXPECTATIVAS PARA O CINEMA EM 2021

Lucas Maranhão *

Em nosso texto anterior levantamos os principais destaques do cinema em 2020. Porém muitos dos filmes programados para o ano passado não foram lançados. Por conta da pandemia e a necessidade por um distanciamento social, muitos estúdios e distribuidoras optaram por adiar indefinidamente a data de estreia de suas produções. Assim, visto que a pandemia ainda não acabou, muitas coisas ainda podem mudar.

Neste texto buscamos destacar os filmes mais aguardados para o ano, para você ficar atento! Alguns serão lançados direto em streaming, o que torna suas datas de lançamento mais seguras. Já aqueles que devem ter exibição em salas de cinema podem ser adiados mais vezes.

Judas e o Messias Negro

Estrelado pelos excelentes Daniel Kaluuya (de Corra!) e Lakeith Stanfield (da série Atlanta), o filme é uma cinebiografia de Fred Hampton (Kaluuya), líder do comitê de Illinois dos Panteras Negras, assassinado em 1969. Hampton foi assassinado em sua cama, durante uma ação policial, após ser classificado pelo FBI como uma “ameaça radical”. Stanfield interpreta William O’Neal, um informante do FBI que se infiltra no grupo de Hampton.

Quando assistir? Data de lançamento prevista para 25 de fevereiro.

Cherry

Outro jovem e promissor ator que desponta em Hollywood é Tom Holland. Além de ser o atual Homem-Aranha, ele já demonstrou um talento incrível para o drama em filmes como O Diabo de Cada Dia e O Impossível. Em Cherry, ele volta a se reunir com os irmãos Russo, da saga Vingadores, mas desta vez, sem super poderes.

O filme foca no personagem-título, um veterano de guerra que sofre de estresse pós-traumático e vício em opióides. Para sustentar o vício, Cherry começa a roubar bancos. O filme promete ser um imersivo estudo de personagem, cobrindo várias fases da vida de Cherry.

Quando assistir? Data de lançamento prevista para 12 de março.

Last Night in Soho

O diretor Edgar Wright é conhecido por usar a comédia como forma de parodiar diversos gêneros cinematográficos. Em Todo Mundo Quase Morto (2004), ele já experimentava com o terror. Porém, Last Night in Soho será seu primeiro terror sem toques de comédia – além de seu retorno a sua terra natal, a Inglaterra.

Estrelado por Anya Taylor-Joy (de O Gambito da Rainha), o roteiro conta como uma estudante de moda misteriosamente volta aos anos 60. Segundo Wright, o filme também tem como referência obras do terror inglês como Repulsa ao Sexo (1965) e Inverno de Sangue em Veneza (1973).

Quando assistir? Data de lançamento prevista para 23 de abril.

Marighella

O filme de estreia de Wagner Moura como diretor já teve sua estreia adiada por diversas vezes. E não só pela pandemia de Covid-19. Inicialmente o filme estava programado para ser lançado nos cinemas em 2019, no dia da consciência negra, mas foi impedido por problemas burocráticos com a Ancine. Por isso, entre os filmes citados nesta lista, este é o que tem mais chances de ter sua data alterada mais uma vez.

Protagonizado por Seu Jorge, o filme já foi exibido no Festival de Berlim e dividiu a crítica. Alguns apontam que o filme consegue ser emotivo e tecnicamente brilhante, outros afirmam que Moura retrata um terrorista como herói e mártir. Até mesmo robôs foram usados para derrubar a nota do filme em sites especializados. 

Como podemos ver, toda controvérsia que envolve a obra também serve como um espelho da sociedade. E, por isso, Marighella deve ser lançado e assistido!

Quando assistir? Data de lançamento prevista para 14 de abril.

The French Dispatch

O novo filme de Wes Anderson é outro que vem sendo adiado, para um lançamento nos cinemas. Como já é de praxe com o diretor, o elenco é estelar: Benicio Del Toro, Willem Dafoe, Frances McDormand, Tilda Swinton, Edward Norton, Timothée Chalamet e muito mais!

Desta vez, o roteiro de Wes Anderson se dividirá em segmentos, todos focados na redação de uma revista francesa. O filme deve ser uma carta de amor do diretor ao jornalismo da revista New Yorker.

Quando assistir? Data de lançamento prevista para 28 de agosto.

Duna

De todos os trabalhos do diretor canadense Denis Villeneuve, sem dúvidas, Duna é o mais ambicioso. A obra literária de Frank Herbert já foi adaptada duas vezes para o cinema: na primeira delas, nem saiu do papel (Duna de Jodorowsky), e na segunda, foi um fracasso absurdo (chegando a prejudicar a carreira do renomado diretor David Lynch). Agora, nas mãos de Villeneuve, o estúdio não quer só um filme de sucesso, mas uma franquia de sucesso.

As expectativas variam entre o desastre e a genialidade. Porém o diretor já demonstrou seu talento para ficção-científica em filmes como A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017). Talvez todos esses filmes fossem só uma preparação para uma grande obra prima?

Quando assistir? Data de lançamento prevista para 1º de outubro.

  • É jornalista, designer e apaixonado por cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui