Início Cultura LEI ALDIR BLANC EM BARBACENA: CENSO CULTURAL QUER MAPEAR ARTISTAS E INICIATIVAS

LEI ALDIR BLANC EM BARBACENA: CENSO CULTURAL QUER MAPEAR ARTISTAS E INICIATIVAS

imagem: arquivo pessoal

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

O Censo Cultural 2020, da Prefeitura de Barbacena, tem como objetivo mapear e identificar os agentes, os espaços culturais e as atividades que compõe a produção artística da cidade. A intenção é entender melhor o cenário da cultura no município e auxiliar no desenvolvimento de estratégias de aplicação da Lei Aldir Blanc.

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que foi sancionada em junho, é uma forma de incentivo ao setor cultural durante a pandemia. Ela prevê repasse federal para garantir renda para trabalhadores da área e também para a manutenção dos espaços culturais.

“Sabemos que o setor de cultura, por sempre unir um número expressivo de admiradores, será um dos últimos a ser liberado, quando acontecer a estabilização da pandemia. Esse recurso emergencial dará um subsídio importante para que esses trabalhadores compensem, um pouco, suas instabilidades financeiras. E o cadastro nos dará um diagnóstico do setor cultural no Município”, destaca a secretária municipal de Educação, Desporto e Cultura, Cacilda de Araújo.

Para fazer o cadastro no Censo Cultural 2020 é preciso clicar aqui.

Sociedade se une

Em Barbacena, pessoas envolvidas na área da cultura se uniram para cobrar a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade. Foi criado um grupo no whatsApp para que toda a comunidade possa pensar junto a melhor forma de implementar o benefício no município.

Iasmim Alice, estudante de teatro envolvida no movimento do Congado na região, faz parte do grupo e fala sobre a importância desta manifestação cultural. “O Congado é patrimônio cultural imaterial, faz parte da nossa cultura e em especial da cultura afro-mineira, é responsável por promover o turismo da cidade e movimenta a construção social e política da sociedade”.

De acordo com ela, a movimentação foi importante para unir as pessoas envolvidas com a cultura em Barbacena e mostrar a importância de pensar as ações em conjunto. Iasmim Alice tem a expectativa de que a nova lei vai ajudar no sustento e valorização dos grupos de Congado em Barbacena e região que, segundo ela, muitas vezes são esquecidos pelas prefeituras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui