Início Gerais Cotidiano OURO PRETO CONSTRÓI HOSPITAL DE CAMPANHA PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

OURO PRETO CONSTRÓI HOSPITAL DE CAMPANHA PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

hospital de campanha ouro preto
Imagem: divulgação

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Na última segunda-feira (13), a Prefeitura de Ouro Preto entregou o primeiro hospital de campanha municipal da Região dos Inconfidentes. O novo Centro de Enfrentamento ao Covid-19 conta com uma estrutura de 50 leitos, localizado na antiga fábrica de tecidos, que fica no Centro de Eventos e Parque Tecnológico Inconf.Tech.

Até o momento, o município não possui casos confirmados de coronavírus. O hospital é parte de um planejamento previamente feito pela Prefeitura e Secretaria de Saúde. “Nosso primeiro procedimento foi a criação de um comitê de prevenção e as orientações para o isolamento social. Esse equipamento que estamos entregando à comunidade é parte integrante do processo de preparação para o enfrentamento aos eventuais casos que possam surgir em nossa região” disse Paulo Marcos Xavier, secretário de Saúde de Ouro Preto, sobre os motivos para a criação do Centro. 

A construção do Centro de Enfrentamento começou no dia 24 de março, quando o município contava com 50 casos suspeitos. Nesta segunda (20), com o hospital já em funcionamento, a cidade tem 83 notificações.

Os atendimentos estão sendo realizados diariamente por uma equipe composta por 13 profissionais da saúde: dois médicos, dois enfermeiros e nove técnicos em enfermagem. A intenção é diminuir o fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outras unidades de saúde, para concentrar os números no hospital especializado em sintomas respiratórios.

hospital de campanha ouro preto
Imagem: divulgação

Reforço de instalações

A Santa Casa de Ouro Preto está reforçando suas instalações devido ao novo coronavírus. Na sexta (17), a instituição anunciou que vai ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI): de 10 para 20. 

A ampliação se tornou urgente para atender as demandas da microrregião que engloba Ouro Preto, Mariana e Itabirito, frente à atual situação da pandemia. A Santa Casa contava com 121 leitos no total, sendo destes, 15 para isolamento de pacientes com suspeita de Covid-19 e 10 de UTI. “Essa ampliação é importante não só para o enfrentamento ao coronavírus, mas para todas as outras enfermidades. Muitas vidas serão preservadas” destacou o prefeito do município, Júlio Pimenta. 

A Santa de Casa de Misericórdia atende grande parte da demanda local no enfrentamento ao Coronavírus por ser referência na região. Agora com o funcionamento do novo hospital de campanha no município, a expectativa é de menos desgaste e superlotação. “Esse espaço adaptado pela Prefeitura dá uma segurança maior para a população de Ouro Preto e para a Santa Casa”, destaca o provedor do hospital, Marcelo de Oliveira.

Planejamento pós-quarentena

O município também vem se preparando para o fim da pandemia, planejando amenizar os impactos do novo coronavírus no setor cultural e principalmente no setor turístico – que afeta significativamente a economia local. 

De acordo com o secretário de Patrimônio e Cultura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, o valor investido no Fundo Municipal de Cultura será de R$ 200 mil, o dobro do que era destinado anteriormente. A verba será direcionada antecipadamente aos projetos de artistas e produtores locais de arte, para que se recuperem mais rápido da crise com o fim do isolamento.

O município já estabeleceu parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), planejando uma ampla programação cultural já para o próximo semestre. Entre as datas de importância, a cidade pretende comemorar os 40 anos do título de patrimônio mundial concedido pela Unesco, os 250 anos da Casa da Ópera – mais antigo teatro em funcionamento nas Américas -, além dos 300 anos do Estado de Minas Gerais.

O Diretor da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Alex Brito, afirma que a prioridade é retomar o planejamento e programação de atividades que contribuam para o setor de Turismo, bem como a sua manutenção por meio de parcerias que possam levantar a economia de Ouro Preto, abalada pela quarentena. “Estamos dedicados na preparação de eventos que possam somar para o resgate do setor do Turismo, trazer renda e oportunidades para a população assim que for possível e seguro”, disse Alex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui