Início Cultura Galeria Virtual PODE ENTRAR: A GALERIA ESTÁ ABERTA

PODE ENTRAR: A GALERIA ESTÁ ABERTA

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em 17 de maio de 2020, o Notícias Gerais abriu a sua Galeria Virtual. A proposta da ação era viabilizar um espaço em que artistas pudessem expor seus trabalhos mesmo com o distanciamento social e o fechamento de espaços artísticos e culturais. 

Daquele domingo aos que vieram depois, os leitores do portal tiveram acesso a belíssimas exposições que passaram por temas como cotidiano, religiosidade, pandemia, queimadas, natureza, beleza feminina e outros.

Em clima de final de ano, estamos aqui para relembrar alguns dos momentos marcantes dessa história de valorização da arte e dos artistas. 

Aberto

Foto: Carol Rodrigues.

Duas mulheres iniciaram as exposições da Galeria Virtual. Na época repórter do NG, a jornalista e fotógrafa Carol Rodrigues abriu a galeria com sua exposição “Do cavalete à Câmara Escura”. As obras que compõem a exposição são releituras de pinturas consagradas. Trocando os personagens dessas obras por pessoas “fora dos padrões”, a artista buscava contribuir na criação e validação dessas identidades e com o processo de empoderamento dos seus personagens da vida real. Contém nudez. 

Foto: Natália Chagas.

A segunda exposição da Galeria Virtual foi “Etérea” da fotógrafa Natália Chagas. As obras buscam representar o poder feminino, a beleza e a força presente em todas as mulheres. 

Mundo

Na idealização da Galeria Virtual não foram impostos limites geográficos para os artistas e suas obras. Assim os leitores do portal tiveram acesso a registros da pandemia da Covid-19 em outros lugares do mundo como Argentina, Canadá e Itália. 

Foto: Denise Dietrich.

Logo no início de junho o NG publicava os registros da fotógrafa brasileira Denise Dietrich sobre a pandemia na Itália. Na época as imagens retratavam dois importantes momentos da pandemia até então, o isolamento total do local e a “volta a normalidade”. 

Confira aqui

Já na exposição “Pedaços de Toronto entre o sol e a pandemia”, a fotógrafa brasileira Malu Baumgarten mostrou em suas obras a cidade de Toronto, no Canadá, com as atividades suspensas devido a pandemia da Covid-19. 

Foto: Silvia Tovar José.

Chegando a América Latina, na exposição “Resistir ao vírus e la pobreza” a fotógrafa Silvia Tovar José registrou os efeitos da pandemia na Argentina e em sua população. 

Foto: Julia Pilati.

A pandemia não foi o único tema que contou com registros internacionais na Galeria Virtual do NG. Em junho a fotógrafa brasileira Julia Pilati realizou um ensaio durante uma manifestação antirracismo que ocorreu em Londres, Inglaterra. Os protestos ocorreram pelo mundo após a morte de George Floyd, afro-americano assassinado por policiais nos Estados Unidos. Mesmo em Londres, alguns cartazes pediam justiça por Miguel, um garoto negro de cinco anos, que morreu após cair do 9º andar de um prédio em Recife enquanto estava sob a supervisão da patroa de sua mãe, que é empregada doméstica.

Relembre aqui

Jovens artistas

A Galeria Virtual também abriu as portas para novos artistas. Guilherme Guerra e Larissa Lima, ambos estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), foram responsáveis pelas exposições “Horizontes da Alma” e “Ilustra”, respectivamente. 

Foto: Guilherme Guerra.

A exposição “Horizontes da Alma”, de Guilherme Guerra, é composta por fotografias feitas um dia de observação no terraço do apartamento no qual o artista morava. As obras buscam retratar as vivências e sensações do fotógrafo nesses momentos. 

Charge: Larissa Lima.

Já a exposição “Ilustra”, de Larissa Lima, traz, por meio de charges, reflexões sociais e políticas. 

Elementos nacionais

As duas próximas exposições a serem relembradas abordam temas distintos por diferentes perspectivas, no entanto, ambas têm elementos tipicamente nacionais como pano de fundo. 

Foto: Dalila Nascisi.

A série “Mulheres Brasileiras”, da fotógrafa Dalila Nascisi, retrata a beleza e diversidade da mulher brasileira. 

Fotos: Ahmad Jarrah e Bruna Obadowski / A Lente.

Enquanto isso, a exposição “Fogo e devastação no Pantanal”, de Ahmad Jarrah e Bruna Obadowski, registrou imagens marcantes das queimadas de um dos maiores biomas do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui