Início Gerais Política PRESIDENTE DA CÂMARA DE SJDR DIZ QUE VAI INSTALAR CPI

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SJDR DIZ QUE VAI INSTALAR CPI

Imagem: Reprodução

Redação
Notícias Gerais

O presidente da Câmara de São João del-Rei, Stefânio Pires (PSL) afirmou – ao final da reunião extraordinária dos vereadores, na tarde desta terça (20) – que vai aceitar o requerimento dos vereadores para abertura da CPI dos Alimentos Vencidos.

O documento foi protocolado nesta manhã pelos vereadores Igor Sandim (PODE), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PDSB), Rogério Bosco (PT) e Fabiano Pinto (DEM), solicitando abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso dos alimentos vencidos, que foram encontrados na sede da Secretaria de Assistência Social e na Casa Lar, na semana passada, durante visita dos vereadores Lívia, Igor e Fabiano.

Antes de ser encerrada a reunião, realizada de maneira remota no período da tarde, Sandim perguntou a Stefânio se ele tinha ciência de que os vereadores haviam protocolado o pedido de abertura da CPI. O presidente respondeu positivo. “Falta só eu fazer a publicação e já adianto para os senhores que vou aceitar o requerimento de Vossas Excelências”, pontuou Stefânio, na ocasião.

Com o aceite do presidente para o requerimento, os vereadores manifestaram suas expectativas à reportagem do Notícias Gerais. Lívia Guimarães destaca novamente a situação como “absurda” e indica a necessidade urgente de se apurar o caso. “É até cruel ver tanto alimento sendo perdido em um momento em que tantas pessoas estão passando dificuldade. Precisamos instaurar essa CPI para apurar como se chegou a esse ponto e descobrir os responsáveis”, comentou.

Também procurado pelo NG, Professor Leonardo defendeu que, “enquanto político, professor e chefe de família”, existem valores que são inegociáveis. A transparência é um deles. “Quando a entidade pública assume o compromisso de representar e defender os interesses do cidadão, os interesses pessoais não podem jamais se sobrepor ao dever assumido. Infelizmente, não é isso que vemos em São João del-Rei”, frisou.

Ele também destacou a gravidade da situação que será apurada pela CPI. “É inadmissível, por exemplo, que a Casa Lar estivesse sem leite para consumo enquanto caixas de leite se perdiam no almoxarifado da Secretaria de Assistência Social, como foi constatado na semana passada. É o nosso dinheiro sendo mal administrado, são os impostos que os contribuintes pagam sendo desperdiçados e são pessoas sofrendo com a ingerência daqueles que deveriam zelar por eles. Não há justificativa para isso”, explica.

O vereador desabafa que tem insistido nessa questão e espera que, com a instalação da CPI, eles possam avançar neste campo: investigação e punição, dentro do que determina a lei. “Já passou da hora do Poder Executivo do nosso município assumir um caráter técnico, austero e respeitoso. O povo de São João del-Rei não pode mais sofrer com o serviço público sendo realizado de forma amadora, por pessoas sem a formação adequada para executá-lo em suas especificidades. Que se corrijam os erros e que se valorize o profissionalismo para termos uma cidade que realmente funcione”, enfatiza.

Fabiano Pinto (DEM) espera que o presidente formalize a aceitação do requerimento. Segundo ele, é depois desta etapa que os partidos poderão indicar os embros interessados em participar da CPI para que se realize o sorteio dos membros que irão compor a comissão.

“Vamos trabalhar e investigar tudo que deve ser investigado, acompanhando de perto tudo referente às licitações que foram feitas pela Secretaria de Assistência Social, para dar uma resposta à população de São João del-Rei, que tem questionado muito sobre essa situação. É muito lamentável, principalmente no momento que estamos passando, de tanta miséria, em alguns lugares e algumas famílias necessitando de ajuda”, declara.

A vereadora Mara Protetora dos Animais (PSC) é favorável à abertura da CPI, justificando que preza sempre pela transparência. “Quero que toda essa situação pontuada na Assistência Social e na Casa Lar de São João del-Rei seja esclarecida. Assim, sou totalmente favorável à abertura da CPI, desde que ela atenda os critérios jurídicos para a criação e instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, declara.

O vereador Igor Sandim também se manifestou e explicou como será a formação da CPI. “Ela é o instrumento legal que temos para fazer essa investigação. Então agora, com o aceite do presidente, precisamos definir passo a passo como vai ser o sorteio dos vereadores que vão participar dessa comissão de investigação. Agora os partidos terão que indicar cada membro para poder participar desse sorteio, que irá definir os quatro membros: presidente, relator, membro e suplente. A partir daí a comissão começa seus trabalhos, para poder vistoriar como foi feita a compra desses produtos, por meio das licitações; vamos chegar também às notas fiscais e averiguar, ainda, como foi a entrega e o armazenamento desses alimentos no CRAS, Casa Lar e outros órgãos. Na quinta-feira já vamos cobrar agilidade do presidente na formação da CPI”, declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui