Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: UM BOM PRATO DE BACALHAU

RECEITA DO CHEF: UM BOM PRATO DE BACALHAU

Alexandre Frigo*

Eu acho bacalhau uma coisa tão boa que acho um pecado só se comer na Semana Santa. Pena que é caro o danado. Quando tem jeito acabo fazendo algum prato com bacalhau. Fora das festividades o preço tende a ficar mais apetitoso, menos salgado e, portanto, mais fácil de consumir. Tradições a parte, um bom prato de bacalhau, um tinto e uma boa prosa, sempre vai ter um lugar à mesa.

Certa feita Eustáquio, um amigo meu veio me visitar na Semana Santa. Nesta época morava na Terrinha, minha querida São João del Rei. Achei a ocasião perfeita para fazer um bacalhau. E de imediato pensei numa receita que levasse legumes, azeitonas, muito azeite e couve. Calma! Nada de errado nisso. Coisas de D. Maria minha mãe. Fica um prato vistoso além de saboroso.

Fui às compras. Um bom pedaço de bacalhau carnudo e legumes frescos. A couve eu deixei para o dia para que ficasse bem fresca. Um dia antes lavei e coloquei o bacalhau de molho em água e dentro da geladeira. Tem que ser na geladeira, por que o que conserva o peixe é o sal. À medida que vai perdendo o sal e a carne vai hidratando, corre-se o risco dela se deteriorar. Feito isso, fui ao encontro do meu amigo para busca-lo e recebe-lo em casa. 

Ele ficou encantado com a tradicional Semana Santa em São João del Rei. As solenidades com as músicas orquestradas, os Passinhos abertos e ornamentados, as igrejas enfeitadas e a procissão do enterro com seu mar de fiés. Sem sombra de dúvidas um espetáculo divino.

Mas voltando ao bacalhau, estava eu na cozinha preparando as coisas quando Eustáquio chegou na cozinha e me perguntou o que ia preparar para o almoço de páscoa. Na hora estufei o peito e disse: Bacalhau uai! E com legumes. Ele fez uma cara de arroz empapado e não disse nada. Aí pensei: será que o sujeito não gosta de bacalhau? Já era tarde. Não tinha como recuar. Não havia tempo para um plano B. Vai ter que ser bacalhau mesmo. Qualquer coisa ele faz penitência e come arroz com ovo. Fato é que ficou um prato maravilhoso, saboroso e saudável. E o maior detalhe foi que Eustáquio repetiu a bacalhoada três vezes para depois dizer que não gostava de bacalhau. Vai entender a cara de arroz empapado.

Vamos à receita:

1 kg de bacalhau demolhado

500g de linguiça grelhada e cortada em rodelas

1 xícara de azeite

2 xícaras de leite

300 g de batata cozida em rodelas

300g de brócolis em buquês pequenos e cozidos

200g de couve flor em buquês pequenos e cozidos

3 tomates em rodelas

3 cenouras em rodelas

3 pimentões em rodelas

3 ovos em rodelas

3 folhas de couve rasgadas

Azeitonas pretas

Salsinha picada

Modo de preparo:

Ferva o bacalhau e desfie em lascas grandes. Unte um pirex com a metade do azeite e coloque o bacalhau por cima, as batatas, cenoura, tomate, cebola, pimentão, o brócolis, a couve flor, a couve, os ovos, a linguiça, as azeitonas e salsa. Regue com o restante do azeite e as 2 xícaras de leite. Leve ao forno por 30 minutos.

* É chef de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui