Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: VAI TER CHURRASCO E VAI TER QUIABO

RECEITA DO CHEF: VAI TER CHURRASCO E VAI TER QUIABO

Alexandre Frigo *

Não é novidade que eu sou aficionado por carnes. Já mencionei isso aqui mais de uma vez. Cozida, assada, frita, grelhada, na brasa, ensopada, desfiada e vai por aí. Todas têm o seu espaço na cozinha e no meu prato. Mas um churrasquinho, venhamos e convenhamos é bom demais da conta.

Mas o interessante do churrasco é que eu gosto mais de comer do que de fazer. Nunca vi tanto palpite quando se resolve a fazer uma carne na brasa. Todo mundo é entendido em matéria de churrasco. O pé do frango já começa a azedar logo no início quando se vai acender a churrasqueira. “Eu uso álcool! Não tem erro”, “Álcool é perigoso, vizinho meu se queimou feio”, “O melhor é fazer um enrolado de guardanapo, molhar com óleo e colocar no meio do carvão”, “Tem que abrir o carvão para circular ar, senão o fogo num pega”, “Colocou muito carvão”, “Colocou pouco carvão”. Enquanto isso a churrasqueira ainda não foi acesa.

Uma coisa que me tira do sério, aliás, tem várias coisas que me tiram do sério quando se está assando uma carne na brasa. Uma delas é o tal do “dá para tirar uma lasquinha?”. A outra é a mania que o sujeito tem de virar o espeto que você acabou de virar. Não! Sério gente! Irrita de fazer tremer debaixo do olho. E a terceira coisa é que todo palpite irrita quem está fazendo churrasco. A verdade é que todo mundo tem a sua técnica e acha que ela é a melhor.

Divagações a parte, certa ocasião em um churrasco eu resolvi a testar uma recita que tinha visto na televisão. Um espetinho de quiabo enrolado com bacon, servido com um molho de tomate picante. A ideia me pareceu interessante e fui da teoria para a prática. Evidente que os mais puristas torceram o nariz. Nunca vi fazer churrasco de quiabo”. E eu tentando explicar que apenas uma maneira de se preparar o quiabo. Mas acho que a cerveja já devia estar fazendo o seu efeito e o cidadão não entendia. Por fim falei: “Vai ter churrasco e vai ter quiabo sim!!!”

É uma combinação interessante como uma entrada para se servir junto com o pão de alho, a muçarelinha, a linguiça, o coraçãozinho e outros tais. E fica muito gostoso. Os amantes de quiabo vão gostar desta ideia. Da para se fazer no forno convencional também.

Hora de fazer churrasco de quiabo

1/2 kg de quiabo lavados e secos

1/2 kg de bacon fatiado

Espetos para churrasco

Sal e pimenta do reino a gosto

Lave e seque os quiabos, corte da largura de dois dedos, que é mais ou menos a largura da fatia de bacon. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Corte cada fatia de bacon com mais ou menos 15 cm e enrole nos pedaços de quiabo, faça um medalhão e coloque no espeto, de forma que os quiabos enrolados com o bacon, fiquem no sentido horizontal ao espeto. É só levar para a churrasqueira e esperar o bacon grelhar. Sirva com um molho de tomate picante. Simples de fazer e gostoso como acompanhamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui