Início Gerais Cotidiano COVID-19: RESSAQUINHA JÁ VACINOU QUASE 21% DE SUA POPULAÇÃO

COVID-19: RESSAQUINHA JÁ VACINOU QUASE 21% DE SUA POPULAÇÃO

Ressaquinha fica às margens da BR-040, a 22 km de Barbacena. Foto: Prefeitura de Ressaquinha / Divulgação

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

O município de Ressaquinha, situado a 22 km de Barbacena, está entre as 100 cidades mineiras que mais vacinou contra a Covid-19. Com uma população estimada de 4.817 pessoas, o município já imunizou 1.009 pessoas com a segunda dose, o que representa 20,94% da população. O índice é quase o dobro da média do estado de Minas Gerais, que tem cerca de 11,7% da população imunizada com duas doses até o momento.

Em entrevista exclusiva ao Notícias Gerais, o secretário municipal de Saúde, Doriédes Felix Goulart, relembra que a vacinação em Ressaquinha teve início no dia 20 de janeiro, sendo as primeiras doses destinadas aos funcionários da linha de frente ao enfrentamento à Covid-19, como rege o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Doriédes destaca que toda a campanha está sendo feita sob orientação da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, seguindo as Notas Técnicas do Ministério da Saúde e o próprio PNI.

“Já concluímos a vacinação da fase 1. No momento, estamos vacinando gestantes e puérperas com comorbidades, trabalhadores da educação, caminhoneiros e toda a população de 55 a 59 anos”, afirma o secretário.

Ele declara que o mérito pelo sucesso da vacinação no município é todo de uma equipe comprometida com a saúde da população, que, por sua vez, está consciente da importância da vacinação. “Desde de o início desta campanha, estamos trabalhando incansavelmente, inclusive nos feriados e finais de semana em que temos doses disponíveis, para termos a população vacinada”, explica.

Vacinação de idosos e quilombolas

O secretário aponta que 20% da população da cidade é formada por idosos – que foram vacinados, inicialmente, em domicílio e, em momento posterior, para aqueles que puderam se deslocar, na unidade de saúde. Para acamados e domiciliados, a vacinação também foi feita em domicílio.

Além de uma grande parcela de idosos, Ressaquinha tem muitos quilombolas, o que, para ele, ajudou a aumentar o ritmo da imunização.

“Temos o privilégio de ter em nosso município uma comunidade Quilombola, onde foram imunizados de forma extramuros 235 quilombolas. Investimos em uma boa divulgação, pelas redes sociais, carro de som, rádio e participação ativa dos os agentes comunitários de saúde”, elenca.

Doriédes tem a expectativa de que toda a população seja vacinada o quanto antes, porém, o município depende do número de doses enviadas, e das faixas etárias que serão incluídas no plano.

Nesta terça (15), durante coletiva, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti indicou o planejamento de vacinar todos os adultos, com mais de 18 anos, com a primeira dose do imunizante, até outubro. O chefe da pasta mineira de Saúde também sinalizou que a velocidade de vacinação não é o mesmo em todas as cidades, bem como os grupos etários têm tamanhos diferentes.

Comportamento da população tem ajudado

À reportagem, Doriédes ressalta, novamente, que o comportamento da população tem sido fundamental para que a covid-19 esteja controlada.

“Todos querem vacinar. A ansiedade é grande e, junto dela, vem a cobrança pela vacina. A cada tentativa frustrada de receber a vacina, muitos saem magoados, porém procuramos sempre deixar claro que seguimos o Plano Nacional, e que a hora de todos vai chegar, a maioria entende e respeita”, explica.

O secretário enfatiza que, se fosse pelo interesse do município, todos já estariam vacinados. “Os que recebem o imunizante nos agradecem e oram; é muito gratificante. Desde o início, a prefeitura nos apoia em todas as ações, o que contribui para o bom andamento”, defende.

Ele finaliza reconhecendo que o caminho ainda é longo, mas que estão trilhando da melhor forma. Doriédes também demonstra sua gratidão a toda a equipe da saúde, da fiscalização e da Superintendência de Saúde.

“Se hoje estamos acima da média, com mais vacinados, esse mérito é de todos vocês, que se dedicam e se preocupam com a saúde de Ressaquinha”, conclui.

Covid-19 em Ressaquinha

Até o momento, o município teve 267 casos confirmados de Covid-19 e dez mortes provocadas por complicações da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui