Início Gerais Cotidiano SJDR JÁ RECEBEU 7.402 DOSES E VACINOU 139 IDOSOS

SJDR JÁ RECEBEU 7.402 DOSES E VACINOU 139 IDOSOS

Foto: Agência Brasil / reprodução

Redação
Notícia Gerais

São João del-Rei já recebeu 7.402 doses de vacinas contra a covid-19 e aplicou 4.023, sendo 2.900 da primeira dose e 1.128 da segunda dose. Isso quer dizer que a Saúde do município usou, até o momento, 54,3% das doses recebidas. Isso quer dizer pouco mais da metade

Dentre os que conseguiram ter acesso à vacinação, estão 139 idosos: 119 deles, de todas as idades, residem em instituições. Os outros 20 são idosos com mais de 90 anos que moram em casas administradas por eles próprios, por familiares ou empregados.

Mas o percentual de vacinados no município que tem 13,6% idosos segundo o IBGE está baixo. Muito baixo. Só dois em cada grupo de cem idosos com mais de 90 anos que não moram em asilos foram vacinados, ou seja 0,02% da meta prevista.

No caso dos idosos de qualquer idade que vivem em instituições, os vacinados são apenas 31 em cada grupo de cem. São 119 (0,31% do público-alvo) que receberam a primeira dose e cem que já receberam a segunda.

Os dados constam no Vacinômetro – ferramenta eletrônica criada pelo Governo de Minas para dar transparência à maior operação de vacinação da história recente. A consulta foi feita às 16 horas desta quarta (24).

A Prefeitura de São João del-Rei não divulga dados relativos à vacinação nos seus canais de informação e ignora os pedidos de informação do Notícias Gerais sobre o assunto.

E os ladrões de vacinas e fura-filas?

Uma informação que não consta nos bancos de dados estaduais, mas que alarma a população de São João del-Rei diz respeito à seriedade com que a campanha de vacinação vem sendo executada. Quantas vacinas foram desviadas da sua finalidade?

As perguntas sem respostas são muitas: quem são os são-joanenses que têm tido acesso à vacinação? Quem define os eleitos e com quais critérios? Os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Vacinação estão sendo respeitados? Como os ladrões de vacina e os fura-fias estão sendo punidos – se é que estão?

A reportagem do Notícias Gerais tem corrido atrás de respostas para estas perguntas desde o início da vacinação no município, mas só encontra portas fechadas.

Quais serão as razões de tanta falta de transparência em uma ação de tamanha importância e que envolve recursos públicos, pagos com dinheiro do cidadão?

Sem transparência ou respostas

Em diferentes ocasiões, a equipe de reportagem do Notícias Gerais tentou contato por telefone na Secretaria Municipal de Saúde e também com a enfermeira chefe do Setor de Epidemiologia, Eliene Freitas, e com a superintende de Saúde de São João del-Rei, Priscila Peixoto, sem sucesso, para obter informações sobre o andamento da vacinação.

A reportagem do portal também tentou contato com o secretário de Saúde, José Marcos, que chegou a desligar a ligação após o jornalista se identificar. Tentou, ainda, obter informações via Assessoria de Imprensa. Não teve sucesso em nenhum caso. Os contatos com os representantes do município foram feitos por telefone e WhatsApp e podem ser comprovados.

As informações solicitadas eram referentes tanto à quantidade de doses recebidas para a vacinação no município quanto aos contratempos da vacinação na cidade, como o furto de duas doses da vacina na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o acidente de carro que levou a perda de 16 doses do imunizante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui