Início Gerais Esportes ‘HÁ DEMANDA POR ESTÁDIO’, JUSTIFICA SECRETÁRIO DE ESPORTE DE SJDR

‘HÁ DEMANDA POR ESTÁDIO’, JUSTIFICA SECRETÁRIO DE ESPORTE DE SJDR

A proposta da Prefeitura é usar um pedaço do terreno em que funciona o Campos Tancredo Neves, da UFSJ. Foto: Najla Passos / arquivo

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em entrevista ao Notícias Gerais, o secretário de Esportes e Lazer de São João del-Rei, Antônio Marcos do Nascimento, confirmou que a Prefeitura tem interesse na construção de um estádio municipal para atender as demandas de campeonatos, principalmente profissionais, de futebol na cidade. 

“Infelizmente, os campos nossos aqui são pequenos e já são antigos. Campos com fundação de 50 anos, no mínimo. Eles não atendem às exigências dos bombeiros, quanto à segurança, e não tem uma estrutura de estacionamento de carro, por exemplo (…)”, cita o secretário. 

O assunto veio à tona após a Universidade Federal de São João del-Rei informar que o Conselho Universitário (Consu) rejeitou a proposta da Prefeitura de alterar o contrato de comodato do terreno em que funciona o Campus Tancredo Neves (CTAN), cedido à universidade desde 2002, para que parte dele fosse utilizado na construção do estádio.

Para a UFSJ, o terreno da universidade deve ser utilizado para ensino, pesquisa e extensão. “É importante esclarecer que apesar da não existência de prédios, a área em questão é um laboratório em constante utilização pelo curso de Zootecnia e pela Epamig, via convênio com a UFSJ, além de ser um espaço para possível expansão de várias atividades acadêmicas da Universidade”, disse o relator do caso no Conselho Universitário, Lucas Aarão.

De acordo com ele, essa não foi a primeira tentativa da Prefeitura de São João del-Rei em retomar parte da área cedida à UFSJ. Em 2019, um decreto do prefeito Nivaldo Andrade, posteriormente revogado pela Justiça, anulava unilateralmente o comodato estabelecido com a Universidade, e se apossava dos cerca de cinco hectares que a Prefeitura pleiteia novamente.

O secretário de esportes afirma que entende a atual decisão da universidade a respeito do terreno, uma vez que ela só estaria protegendo seus interesses, mas salientou que o espaço utilizado para construção do estádio não seria de todo o terreno acordado entre a mesma e a Prefeitura. Ele reforçou também que o espaço seria do município e atenderia a todos os clubes e entidades que necessitarem.

Apoio à UFSJ

Nas redes sociais, os leitores do Notícias Gerais se mostraram favoráveis ao posicionamento da UFSJ e questionaram as prioridades do poder público municipal. “Que horror, dá uma passada na UPA, que falta limpeza, está sujo lá fora, as cadeiras enferrujadas, banheiro sujo, em péssimas condições lá fora”, escreveu uma internauta. “#vacinasim #estadionao”, diz outro comentário. 

Carros na frente do boi

Em meio às negociações, mesmo sem acordo sobre a situação do terreno utilizado pela UFSJ, o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) pediu apoio para construção do estádio até para o governador Romeu Zema (Novo).

Sem posicionamento

Por meio de sua assessoria, o Athletic Futebol Clube informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

1 COMENTÁRIO

  1. Como pode haver demanda se não se sabe quando as torcidas voltarão aos estádios – se é que voltarão nos moldes anteriores de aglomeração? Evidentemente, com tanto lugar neste mundo, a proposta visa à Universidade pública – objeto de desmantela dos fascistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui