Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, popularmente conhecido como Fúvio do Chico, é um dos poucos candidatos do país a vivenciar uma situação política inusitada: ele não terá nenhum opositor no pleito de 2020, em que concorre pela Prefeitura de Coronel Xavier Chaves.
Em entrevista exclusiva ao Notícias Gerais, o candidato – que aos 43 anos tentará a reeleição como chefe do Executivo xavierense – afirma que um dos fatores que resultou na candidatura única foram as crises vivenciadas nos últimos anos.
“Foi um mandato muito intenso, muito cheio de confusão… teve crise econômica e inclusive a pandemia (de Covid-19) agora no ano eleitoral […]. (O mandato) teve uma oposição muito forte, (mas) acredito (essa crise) até que desestabilizou inclusive o grupo deles […]. Muitas pessoas saíram do partido que era opositor e fundaram um outro partido e começaram a me apoiar. Isso enfraqueceu a oposição”, acredita Fúvio.
Filho de Francisco de Assis Pinto, um ex-prefeito da cidade, Fúvio do Chico (PSDB) cita o pai como a grande inspiração para seguir carreira na política: “(O meu pai) deixou um legado muito grande para a gente aqui e para a cidade, se espelhando na experiência dele a gente constrói sonhos juntos”, aponta o atual prefeito. Anteriormente, ele já ocupou cargos nas secretarias municipais, foi vereador e vice-prefeito do município.
O candidato avalia seu primeiro período de gestão pública como “grandioso e cheio de conquistas”: “conseguimos fazer um ótimo mandato, melhoramos muito a prestação de serviços à população”. À reportagem, ele ainda diz estar “eufórico e entusiasmado” para o próximo período à frente da administração municipal: “com mais quatro anos acredito que vai dar para fazer muita coisa ainda”.
Sobre a campanha, Fúvio pretende focar nas redes sociais em virtude da pandemia, que recomenda o distanciamento social por segurança, mas, ainda prevê realizar algumas visitas nos domicílios da cidade durante este período.
Planos de Governo
Membro da coligação “Juntos pela harmonia e desenvolvimento do município”, Fúvio do Chico tem o nome de Claré (PSDB) como candidato a vice.
A chapa apresentou um programa de governo com 23 páginas onde detalha as respectivas propostas para a administração municipal pelos próximos quatro anos. Entre os planos do candidato à reeleição, existe o projeto de criar mecanismos para incentivar o turismo e o artesanato local.
Além disso, a chapa de Fúvio planeja estimular o agronegócio e prevê melhorias nos transportes utilizados na locomoção de pacientes com condições específicas de saúde.
Confira na íntegra o plano de governo de Fúvio do Chico, que conta com o apoio dos seguintes partidos: PSDB, Rede e Patriota.
Candidatura única
A situação vivenciada pela cidade de Coronel Xavier Chaves, no entanto, não é inédita. Nas eleições municipais de 2020, ao menos 106 cidades brasileiras possuem apenas um candidato a vaga de prefeito. Em municípios mineiros, 17 candidaturas únicas foram registradas.
O que diz a lei
Para casos excepcionais como esse, a legislação brasileira prevê a necessidade de que o candidato tenha apenas um voto para ser eleito.
Deste modo, o que é levado em conta é a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, brancos e nulos não irão ser considerados na contagem final.
Eleições 2020 no NG
A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.
Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.