Início Gerais Política VEREADORES DE SJDR DENUNCIAM FALTA DE AMBULÂNCIA PARA PACIENTES COM COVID

VEREADORES DE SJDR DENUNCIAM FALTA DE AMBULÂNCIA PARA PACIENTES COM COVID

Imagem: Print / Facebook

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Na tarde desta quinta-feira (01/4), os vereadores são-joanenses Igor Sandim (PODE) e Fabiano Pinto (DEM) realizaram, no Facebook, uma transmissão ao vivo diretamente do estacionamento da Secretaria de Saúde de São João del-Rei, denunciando alguns casos em que pacientes não puderam ser transferidos para outros municípios devido a falta de ambulâncias adequadas, ou foram transferidos em ambulâncias em situação precária de conservação, sem a devida segurança e o suporte necessário.

No vídeo, os vereadores, indignados, mostram duas ambulâncias novas, zero km, que ainda não estão emplacadas e poderiam estar sendo utilizadas no lugar dos veículos mal conservados que eles citaram. Eles também mostraram uma terceira ambulância, que está sendo descaracterizada, tendo sido retirados os adesivos, o sinalizador luminoso (giroflex) e até a maca, que está de fora do veículo.

A Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João del-Rei (AMMAS DEL-REI) se manifestou sobre um dos casos. “Ele estava na UPA e custou para ser encaminhado para Barbacena. A situação da ambulância que ele foi era decadente, o meu avô que carregou seu próprio oxigênio na mão, sentado em uma banqueta dura, sem conforto nenhum. É um descaso com a saúde do nosso município, é uma situação de vulnerabilidade”, relatou o neto de uma pessoa transferida para Barbacena por covid-19. Dinheiro para carro próprio tem, né prefeito? Para arrumar um carro decente para transferir pacientes (seja de covid ou não), não tem. Vergonhoso!”, cita a nota publicada no Facebook.

A reportagem do Notícias Gerais entrou em contato com o secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos Ferreira de Andrade, que esclareceu a situação dos três veículos. De acordo com ele, as duas ambulâncias novas estão em processo de regularização e emplacamento, que deverá ser concluído na próxima semana, podendo os veículos circularem normalmente. A ambulância que está sendo descaracterizada, de acordo com o secretário, vinha apresentando sucessivos problemas mecânicos e, com isso, a administração não confia em deixar que ela seja utilizada para viagens com pacientes para fora do município, por questões de segurança. Sendo assim, o veículo será utilizado para outras finalidades, circulando apenas dentro da cidade. Ele também afirmou que o município irá receber, provavelmente nos próximos 10 dias, mais uma ambulância, de maior porte, que poderá em breve atender às demandas da população.

Para acessar o vídeo completo feito pelos vereadores, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui