Redação
Notícias Gerais
Por causa do risco de “total desabastecimento de insumos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular”, o hospital Ibiapaba (Cebams) – sediado em Barbacena – teve que suspender novas internações. A decisão consta em nota divulgada à imprensa, nesta quinta (22), e é baseada na intenção de garantir a “manutenção do atendimento dos pacientes que já estão internados no hospital”.
A direção da unidade hospitalar aponta que acompanha a situação diariamente. “Identificada qualquer mudança no cenário que viabilize o acesso a estes insumos, este protocolo será flexibilizado e comunicado às autoridades”, complementa. Além disso, a nota pontua que, no momento, não há “qualquer previsão para chegada destes medicamentos, em decorrência do desabastecimento no mercado nacional”.
Consequência
Portanto, em outro trecho, a gestão do Hospital Ibiapaba reforça que “estão suspensas novas internações que necessitem dos insumos já mencionados, a saber: sedativos, medicamentos para analgesia e bloqueadores neuromusculares que fazem parte dos tratamentos cirúrgicos e de terapia intensiva (Covid-19 e Não Covid-19)”.
Entretanto, procedimentos clínicos em cardiologia e oncologia estão mantidos, exceto cirurgias destas áreas “salvo as classificadas como urgência/emergência que impliquem em risco de vida, por critério médico”, conforme consta no texto. “Esta garantido o primeiro atendimento em Urgência e Emergência. Caso haja necessidade do uso de medicamentos já mencionados, os pacientes deverão ser referenciados a outras instituições que atendam as demandas”, continua.
Ao final da nota, leia ainda que a decisão de suspensão tem relação aos atendimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), bem como convênios de saúde suplementar credenciados e particulares.
Ocupação de leitos
Segundo boletim atualizado na manhã desta quinta, todos os leitos de terapia intensiva custeados pelo SUS em Barbacena, estão ocupados. Já quanto aos leitos clínicos reservados ao enfrentamento à pandemia, o município conta com 15 leitos disponíveis, dos quais seis estão no Ibiapaba.