Redação
Notícias Gerais
Neste domingo (16), os bombeiros de congonhas tiveram trabalho para defender um dos mais belos patrimônios da humanidade localizado em Minas Gerais: a Basílica de Bom Jesus de Matozinhos, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1985.
No final da tarde, por volta de 17h50, eles foram acionados a comparecer no entorno da Basílica, onde um incêndio em vegetação ameaçava uma área existente aos fundos da Casa Paroquial, construída no século XVII.
Os bombeiros tiveram bastante trabalho, uma vez que as chamas altas, causadas pela queima de braquiárias, samambaias e capineiras, avançavam também devido à força dos ventos, quase chegando às construções históricas.
Depois de 2h de trabalho intenso, os bombeiros conseguiram apagar as chamas, que destruiu uma área aproximada de quatro mil metros quadrado.
A Defesa Civil do município foi notificada sobre o ocorrido para evitar que tamanho patrimônio volte a ser colocado em risco.
Santuário
A a Basílica de Bom Jesus de Matozinhos é formada por um conjunto arquitetônico que compreende a igreja, seis capelas anexas e um adro adornado por doze profetas, esculpidos em pedra sabão pelo mestre Aleijadinho e seus assistentes. foi construída entre 1757 e 1875.