Início Cultura Galeria Virtual GALERIA VIRTUAL: EXPOSIÇÃO “FOGO E DEVASTAÇÃO NO PANTANAL”

GALERIA VIRTUAL: EXPOSIÇÃO “FOGO E DEVASTAÇÃO NO PANTANAL”

Fotos: Ahmad Jarrah e Bruna Obadowski / A Lente

Redação
Notícias Gerais

Nesta semana, a Galeria Virtual – que costuma receber ensaios e no último domingo recebeu uma exposição de São Paulo – abre espaço para uma série de fotojornalismo feita na região do Pantanal, no Centro-Oeste brasileiro.

Os responsáveis pelas imagens são os fotógrafos Ahmad Jarrad e Bruna Obadowski. O Notícias Gerais conversou com Jarrad, que explicou que ambos foram para o Pantanal no dia 05 de setembro, “motivados pela situação das queimadas”.

“A gente vive em Cuiabá (capital do Mato Grosso), que cotidianamente estava amanhecendo (com o céu) coberto de fumaça e com cheiro de queimadas e, vendo aquela situação dramática acontecendo no Pantanal Mato-Grossense, queríamos ir lá para fazer alguma coisa, para ajudar a contar essa história e sensibilizar as pessoas quanto a esse assunto… para que a atenção seja voltada a isso e que possa ter uma ação mais incisiva para solucionar o problema”, narra.

Segundo Ahmad, eles tinham a intenção de entender qual a origem desses incêndios e como isso afetava a vida das pessoas.

“A gente pegou a (Rodovia) Transpantaneira e seguiu até o Porto Jofre. No caminho, (já) começamos a ver a situação extremamente desoladora… um cenário apocalíptico de muito fogo e muitos bichos sofrendo… alguns com morte carbonizada ou sofrendo com falta de água e alimento. Muitos animais desnorteados e, inclusive, (vimos) até enxames de abelhas desnorteados por conta da fumaça e das queimadas. Uma situação de catástrofe, uma catástrofe ambiental provocada pela ação humana”, relata o fotógrafo.

Conscientização

Perguntado sobre uma “mensagem principal” a ser transmitida pelas imagens, Ahmad destaca: “é preciso que as pessoas tenham consciência do que está ocorrendo – não só da gravidade que as imagens provocam, do sentimento de urgência de auxiliar a fauna e a flora, as pessoas e as famílias que vivem lá, mas também ter a consciência que isso faz parte de um projeto de governo: a ausência de uma política ambiental, desestruturação dos órgãos de fiscalização, retirada de autonomia desses órgãos… tudo isso facilita para que esse tipo de crime (ambiental) ocorra”.

“Muitas vezes esse crime ocorre buscando ampliação da produção agropecuária em detrimento do meio ambiente e saúde das pessoas. Então, a mensagem que quero deixar é essa: tudo passa pelas decisões políticas e vemos que, no Congresso hoje, as decisões relacionadas ao meio ambiente estão nas mãos de uma bancada ruralista, que defende o agronegócio a qualquer custo, a custo das florestas, a custo dos animais”, critica Ahmad.

Ele ainda completa: “é importante que as pessoas tenham essa consciência para que possamos mudar essa perspectiva e interferir de verdade nisso. Caso contrário, todo ano, vamos ver a mesma situação – o fogo queimando tudo e as pessoas correndo para combater o incêndio, com situações precárias, pouco equipamento e pouco pessoal”.

Confira as fotografias!

Sobre os fotógrafos

Bruna Obadowski administra o site A Lente, no qual Ahmad é um dos colaboradores. Este portal é voltado para a cobertura realizada por fotógrafos e documentaristas de fenômenos da atualidade.

N’A Lente, é possível ter acesso a mais conteúdos relacionados as queimadas no Pantanal e também outras coberturas realizadas. Para acessar, clique no link: www.alente.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui