

Redação
Notícias Gerais
Em avaliação semanal do Comitê Extraordinário Covid-19, a macrorregião Centro-Sul de Saúde foi classificada na onda vermelha. Essa localidade é constituída pelas microrregiões de Barbacena, São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.
A partir desta classificação, todas as atividades continuam podendo funcionar, conforme previsto na versão 3.0 do programa; entretanto, com mais restrições e com limitação de até 30 pessoas em eventos e distanciamento de, pelo menos, três metros entre elas.
Nesta quinta (11), será divulgada a avaliação das respectivas microrregiões dentro do programa “Minas Consciente”. Em casos de diferenças entre a avaliação macro e microrregional, é o chefe do Executivo de cada município que decide quais regras devem ser respeitadas.
Onda roxa
Durante coletiva de imprensa on-line realizada na última semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), e o secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciaram a implementação da onda roxa: etapa ainda mais restritiva dentro do programa “Minas Consciente”.
Para entender a mudança, clique aqui.
Covid-19 na região
Ainda nesta quarta, Barbacena registrou mais dois óbitos provocados por complicações da Covid-19. Nos últimos dias, município tem registrado uma alta na confirmação de casos da doença.
Já em São João del-Rei, que também é polo microrregional, no momento, há 37 pessoas hospitalizadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dessas, 17 já testaram positivo para a infecção do novo coronavírus. A cidade não possui leitos clínicos ativos.