Kamila Amaral
Notícias Gerais
Entre os dias 21 e 27 de setembro, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) promove a já tradicional Primavera de Museus. Em 2020, por influência das mudanças ocorridas em sociedade devido a pandemia da Covid-19, o tema do evento será “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
Se adaptando ao novo cenário, o Museu de Sant’ana, em Tiradentes, que está fechado desde março, irá celebrar a Primavera de maneira virtual.
Programação
O evento será composto pela oficina “Confecção de Cruzes Devocionais”, que será ministrada pela artesã Vanilda Costa de Paula.
Além disso, será disponibilizada uma visita virtual ao Museu de Sant’ana. “Um passeio em 360° pelo museu, em que o visitante poderá conhecer o edifício e acervo, e também parte da história da cidade de Tiradentes”, descreve a assessoria de comunicação da instituição.
Luta nacional das pessoas surdas
Além da Primavera de Museus, o mês de setembro também marca a Luta Nacional das pessoas surdas. O Instituto Cultural Flávio Gutierrez – responsável pelo Museu de Sant’ana – está disponibilizando, durante o mês, um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a instituição.
Segundo o Instituto, o objetivo da ação é “preservar e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, e buscando ampliar o acesso aos museus, engajando essas pessoas na dinâmica da Cultura”.
Toda a programação do Museu de Sant’ana é gratuita. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site da instituição.