Início Gerais Política VEREADOR MAIS VOTADO EM SANTA CRUZ TEM SÓ 20 ANOS

VEREADOR MAIS VOTADO EM SANTA CRUZ TEM SÓ 20 ANOS


Foto: Arquivo pessoal

Scarlet Freitas
Especial para o Notícias Gerais

No município de Santa Cruz de Minas, o candidato mais novo foi surpreendentemente o mais votado. Victor Manoel Campos Oliveira (PDT), aos 20 anos de idade e em sua primeira experiência na política, foi eleito com 252 votos.

O jovem estudou nas duas escolas públicas de Santa Cruz de Minas e já nessa época demonstrava seu interesse por liderança e política. Foi representante de turma, representou os alunos da sua escola durante a reforma do ensino médio e junto com uma de suas professoras levou ao presidente da Câmara Municipal a ideia de implementar o Parlamento Jovem na cidade. 

Como um universitário que está começando a construir a vida o jovem não possui nenhum bem declarado em seu perfil do do TSE e reside na casa dos pais. Atualmente mora no bairro conhecido como Cascalho, em Santa Cruz de Minas. Divide a casa com sua mãe Cristiane, seu pai Marcos e sua irmã Samira. E ao falar da sua família, relembra também de seu irmão John, assassinado aos 18 anos, após entrar no mundo das drogas. 

Percurso

Foto: Arquivo pessoal

Victor já expressava o seu desejo em se tornar vereador desde os 17 anos quando passou a comentar com amigos e familiares que se candidataria quando tivesse a idade necessária. Enquanto não chegava as próximas eleições municipais, ele continuou a vida como muitos outros jovens: se formou no ensino médio, ingressou no curso de matemática e passou a oferecer aulas particulares de reforço escolar e violão. 

O interesse pela música surgiu nos projetos oferecidos pela Prefeitura Municipal. Hoje, o jovem cristão une a música e religião, tocando na banda da Igreja Pentencostal Eleita Geração. Curiosamente Victor Manoel irá ocupar as cadeiras da Câmara Municipal junto com outros dois membros da mesma igreja: Jonas Resende(PSB), eleito com 172 votos, e Toninho da Farmácia (PDT), eleito com 137 votos. O fato gerou especulações de que os três candidatos tenham sido eleitos apenas com os votos dos membros da instituição, mas Victor rebate os comentários: “Na minha igreja não tem nem 30 votos, nós não fomos eleitos só com os votos da igreja. Eles ajudaram sim, mas não ganhamos só com os votos de lá!”.

Desafios e expectativas

Mesmo com a ajuda da família, namorada, amigos e conhecidos, ele precisou trabalhar muito durante a campanha e acredita que seu maior desafio era ser pouco conhecido: “pra mim não bastava só pedir votos, eu tinha que pedir votos e a maioria das pessoas não sabiam quem eu era. Aí eu tinha que mostrar minhas propostas e mostrar para elas como eu ia fazer para que elas pudessem confiar em mim”. Por mais que ele tenha se empenhado muito durante a campanha, Victor afirma que nunca imaginou que seria o candidato mais votado e em muitos momentos tinha medo de não ter votos o suficiente para ocupar uma cadeira na Câmara. 

Quanto às suas expectativas para os próximos quatros anos o jovem tem como primeiro objetivo aprender como se funciona o trabalho de um vereador na prática, ter humildade com seus colegas e trabalhar. Uma de suas ideias centrais é ouvir a população e para isso deseja se dedicar a um horário de atendimento no prédio da Câmara Municipal. Mesmo sendo um dos 5 vereadores classificados como oposição ao poder executivo, ele garante que não irá deixar essa diferença interferir no que for melhor para Santa Cruz de Minas: “estou classificado como oposição, mas sou amigo da cidade e por isso só vou me opor àquilo que for ruim para a cidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui